• Ana Quevedo

Rosáceas o que é isso?

Você Já se perguntou o que é aquele vermelhidão que normalmente se encontra na região central do Rosto? Chama-se ROSACEA!

Engana-se quem acha que é um simples vermelhãozinho que incomoda de vez em quando. Ela é uma doença vascular inflamatória CRÔNICA, com momentos de remissão e outros de exacerbação, onde aparecem os sintomas.

A Rosácea, tem 4 subtipos, podendo ser Eritemato-telangectasia (vermelhidão com Vasos dilatados) , a Papulo-pustulosa( que normalmente é confundida com acne), a Fimatosa que normalmente ocorre em homens, onde pode chegar a dobrar o tamanho do nariz(Rinofima), e a Ocular (que pode ressecar olhos e dar uma blefarite ou conjuntivite).

A pessoa que desenvolve tem a pele sensibilizada e mais seca, e normalmente pele clara, com herança genética européia.

Importantíssimo HIDRATAR essa pele e fazer controle com medicações apropriadas em casos mais graves, e tratamentos para secar os Vasinhos, tipo Luz Pulsada ou Laser para ajudar a reduzir os vasos dilatados que aparecem na superfície do rosto.

Não há cura pra rosácea, mas há tratamento e controle, tudo depende da fase clínica. Inicia-se com sabonetes adequados, protetor solar UVA E UVB com o veículo certo para cada pele. E em casos mais persistentes: Antimicrobianos, Laser, Luz Pulsada, Peeling mecânico, cuidando da sensibilidade de cada paciente. Tudo deve ser bem avaliado para decidir qual o melhor tratamento.

Não esquecer de também fazer acompanhamento com oftalmologista.

0 visualização

©2019 Ana Quevedo Fisioterapeuta Dermatofuncional.